Garantir o diferencial no mercado e com isso a fidelização do cliente é um dos principais objetivos dos gestores dos mais diversos setores do mercado. E isso não é diferente para as farmácias. A competitividade no varejo farmacêutico é um grande desafio para a gestão da drogaria. Por ser um mercado bastante resiliente e que tem mantido um crescimento acima da média nos últimos anos, a concorrência tem ficado cada vez mais forte e agressiva.
Por este motivo, a gestão da drogaria deve estar pronta para lidar com esse alto nível de competitividade. É preciso ter estratégias para combater os concorrentes e manter a lucratividade do negócio. Confira abaixo algumas delas e entenda onde você pode aumentar a performance do seu negócio para se destacar perante as farmácias vizinhas!
Redução de custos: Analisar os custos da gestão da drogaria é muito importante para o resultado do negócio. É possível otimizar as atividades para ter custos menores sem impactar as vendas.
Melhoria do layout da farmácia: Outro fator essencial na gestão da drogaria para a competitividade é o layout da farmácia. Na parte externa, fachada e iluminação devem ser cuidados. Assim, a loja chama a atenção da região onde está localizada. Na parte interna, a qualidade dos móveis, a comunicação da marca e a iluminação são alguns dos principais pontos de atenção.
Adequação do mix de produtos: Outro fator fundamental para a diferenciação dos concorrentes na gestão da drogaria é o mix de produtos. Uma farmácia que não oferece boa gama de itens pode perder clientes para a concorrência caso o consumidor não encontre o que procura.