A proximidade do Carnaval aliada ao Verão, ao calor e a praia se tornam uma grande oportunidade de vendas para as farmácias e estabelecimentos comerciais. Este período do ano é conhecido pelos exageros, o que provoca um aumento no consumo de medicamentos, especialmente os Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP’s). A venda de produtos da linha solar, de beleza como esmaltes e alicates e dos produtos relacionados à prevenção, como os preservativos, entram em alta e preparar a loja para esse cenário é fundamental.
Até o fim deste período, os medicamentos para ressaca, azia e má digestão acabam sendo os mais procurados pelo consumidor, já que os exageros cometidos envolvem o consumo de bebidas alcoólicas e comidas nada saudáveis, por vários dias seguidos.
Uma forma de recuperar as vendas
O Carnaval é uma data de grande venda para as farmácias, já que representa uma oportunidade de recuperar o desempenho das vendas que muitas vezes caem durante o período de férias. A categoria de MIPs, quando é bem trabalhada, além de gerar a própria venda, gera rentabilidade de outras categorias, afinal, todo consumidor gosta de ter em casa a sua “farmacinha” com produtos disponíveis para solucionar os pequenos problemas.
Em matéria especial veiculada no site Guia da Farmácia, o gerente de trade marketing da ConsumerCare da Bayer HealthCare, Tércio Sousa, fala da importância do varejo farma planejar seus estoques, exposições adequadas e ações promocionais para os produtos MIPs. “O varejo deve aproveitar a oportunidade e garantir que não faltarão produtos na loja para o período da sazonalidade. O sortimento correto e a exposição extra fará a diferença e irá chamar a atenção do consumidor”.
Rentabilidade assegurada
Para obter bons resultados, é importante garantir o sortimento correto de produtos e as exposições extras. A organização é essencial para que o consumidor entenda que existem diferenças entre substâncias e apresentações.
Ao posicionar os produtos dentro da loja, é imprescindível que eles estejam expostos em um local privilegiado. O ideal é aproveitar as áreas centrais das gôndolas, na altura dos olhos ou em pontas de gôndolas e em áreas de maior circulação.
Para decidir o mixé necessário que a farmácia verifique em seu histórico quais foram os mais vendidos nesta época e invista neles. Outro ponto são os produtos que estão na mídia, é importante ficar atento à propaganda de produtos porque o consumidor irá buscá-los.
Trazer para os negócios as necessidades sazonais específicas dos consumidores nas épocas apropriadas é uma ótima oportunidade de incrementar as vendas. Os consumidores sempre serão a chave de sucesso. Portanto, entender como eles se comportam dentro das lojas e, consequentemente, compram, é a forma mais assertiva de prosperar.
Resultados positivos sempre!
Pensando no aumento de fluxo nas lojas no período, há varias ações de marketing que podem ser desenvolvidas com destaque para as que gerem visibilidade e promovam maior conhecimento dos produtos dentro e fora dos PDVs, atraindo a atenção dos consumidores e gerando maior tráfego para as lojas.
Aproveite o Verão e o Carnaval para fazer a diferença nas vendas. Com ideias criativas e um mix variado de produtos, é possível trazer um resultado positivo deste período de festas.
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